Empreender não está limitado apenas para quem pensa em abrir um negócio, colaboradores com o perfil empreendedor também podem atuar desta forma dentro da empresa, sendo conhecidos por intraempreendedores. Assim como empreendedores buscam por negócios inovadores e soluções para o mercado, as empresas já atuantes também almejam por melhorias e desenvolvimento de novos produtos e mudanças nos processos já existentes. Muitas empresas já estão apostando em núcleos de inovação conforme o segmento em que atuam e cada vez mais desenvolvendo este tipo de perfil nos diversos setores da instituição.
O intraempreendedor consegue visualizar a organização como um todo, acredita com o que trabalha, gosta do que faz e se sente motivado a solucionar problemas da empresa. Ser proativo dentro da instituição é uma das características mais marcantes, trabalha como se o negócio fosse seu, está sempre inovando com ideias “fora da caixa” e gosta de compartilhar conhecimento e aprendizado com os colegas.
São ótimos para idealizarem e conduzirem novos projetos, participarem de reuniões que buscam novas soluções ou novas ideias de negócios, produtos e processos. Não conseguem visualizar algo que poderia ser melhorado e não comentarem sobre, sentem prazer em participar e poder fazer a diferença no dia a dia da empresa.
Lembrando que este profissional precisa se sentir desafiado e motivado com novos projetos, caso seja direcionado para um trabalho repetitivo, poderá dar indícios de baixa produtividade.
Alguns líderes idealizam que uma equipe perfeita seria formada apenas por intraempreendedores, mas não podemos esquecer que este é um perfil, assim como há outros perfis que também agregam para o sucesso de uma equipe.
Voltar